Cruz participará do Dia do Desafio

Nossa cidade também está participando.

Cruz aceita disputa

Uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são os maiores prêmios.

Realizado mundialmente, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

Em 2017, Cruz aceitou participar do Dia do Desafio e a Prefeitura convida a comunidade para a prática de alguma atividade física entre 0h e 20h do dia 31 de maio. A ação acontece em forma de disputa saudável com a cidade venezuelana, de 41 mil habitantes, Sabaneta.

O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. O evento local conta com a organização da Secretaria de Esporte e Juventude.

Mobilize a sua comunidade, movimente o seu corpo e participe deste desafio.

Como surgiu o Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá. Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito sugeriu uma ação que necessitava de colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio. O conceito teve sequencia e a campanha passou a ser realizada todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o Mundo.

No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas. O convite para participar, se estende a todos, envolvendo o poder público de cada município, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários. As cidades competem contra as outras cidades do planeta e o prêmio para as vencedoras é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades são vencedoras e recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio.