por

Motoristas participam de curso em Cruz.

As aulas (no total de 04) acontecem na Secretaria de Educação aos sábados e domingos.

Instrutor Ernane Albuquerque (SEST SENAT) junto aos participantes do Curso (imagem: Branco Sousa)

Uma parceria entre a Prefeitura de Cruz e o SEST SENAT permitiu que motoristas de transporte escolar de nossa cidade fossem encaminhados para um curso de capacitação e atualização de conhecimentos. O treinamento, que está acontecendo na Secretaria de Educação e Cultura, tem a carga horária de 50 horas/aula, conta com 21 condutores inscritos e que que tiveram seus documentos encaminhados para análise do DETRAN. As aulas são ministradas nos dias 01, 02, 08 e 09 de julho.

O Curso

O curso é destinado aos condutores interessados em atuar no transporte de escolares e que já possuem a Carteira Nacional de Habilitação – no mínimo na categoria D.

O objetivo geral do curso é proporcionar condições para que o condutor de transporte escolar conduza o veículo com segurança e responsabilidade.

O curso foi desenvolvido em quatro módulos, cujos temas e carga horária seguem criteriosamente o estabelecido na Resolução nº 168, de 14 de dezembro de 2004, e na Resolução nº 285, de 29 de julho de 2008, ambas do Conselho Nacional de trânsito (Contran). Os módulos são:

  1. Legislação de trânsito;
  2. Direção Defensiva;
  3. Noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito e
  4. Relacionamento interpessoal

Ao final do treinamento, os motoristas receberão um certificado, e terão as iniciais do curso inseridas em suas habilitações comprovando a participação e tornando-os aptos a condução de transporte escolar. A modificação na CNH será feita na próxima renovação.

Sobre o Sest Senat

O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) são entidades civis, sem fins lucrativos, criadas pela Lei 8.706 de 14 de setembro de 1993. O objetivo da instituição é formar os trabalhadores do setor de transporte e demais públicos, a partir da oferta de cursos e ações educacionais que tragam crescimento e produtividade para o setor. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da entidade – www.sestsenat.org.br ou pelo fone 0800 728 2891.