Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Cruz por meio da Secretaria de Saúde informa que desde o início do processo de imunização dos grupos prioritários, seguindo os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde vem trabalhando incansavelmente, realizando o processo de vacinação aos grupos, no município.

Contudo, o município de Cruz foi citado na relação de não receber mais doses da vacina, devido à cobertura vacinal estar abaixo de 85%, no qual, ficariam retidas novas doses, até que fosse completada a cobertura preconizada.

Para cálculo da cobertura são levadas em consideração as doses distribuídas para o município e as doses informadas no formulário diário de doses aplicadas.

Vale ressaltar que município de Cruz vinha apresentando coberturas vacinais da Covid-19 igual ou acima do preconizado e não deixou de receber vacinas em nenhuma das remessas anteriores.

Todavia, Cruz recebeu um quantitativo de 580 doses da vacina contra a Covid-19 para vacinação de quilombolas. No entanto, esse quantitativo é superior ao número identificado, que são apenas 39 pessoas. Neste caso, houve um equívoco quanto ao número desse repasse, impactando negativamente na cobertura vacinal do município. Levando a uma baixa cobertura vacinal no geral. Com isso, afirmamos que estamos tomando as medidas cabíveis para a correção desses dados e com isso, receber as doses retidas sob decisão do Ministério Público do Ceará.

02/04/2021