por

Novembro Azul: nós apoiamos essa causa

Este mês faz parte do calendário nacional de prevenção do ministério da saúde para conscientizar sobre o câncer de próstata.

Ontem foi encerrada a campanha do Outubro Rosa 💖 e hoje se inicia o NOVEMBRO AZUL! 💙 Este mês faz parte do calendário nacional de prevenção do ministério da saúde para conscientizar sobre o câncer de próstata.  No ano passado, cerca de 61 mil brasileiros foram diagnosticados com a doença, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
Em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas específicos, por exemplo, dificuldade para urinar pode ser sintoma de câncer, mas também pode ser uma série de outras coisas. Por isso é recomendado consultar um urologista se o paciente apresentar os seguintes sintomas:
💙 Urinar um pouco de cada vez;

💙 Urinar com frequência, especialmente durante a noite, obrigando-o a se levantar varias vezes para ir ao banheiro;

💙 Dificuldade para urinar;

💙 Dor ou sensação de ardor ao urinar;

💙 Presença de sangue na urina ou sêmen;

💙 Ejaculação dolorosa.

O diagnóstico precoce é realizado pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA (antígeno prostático específico), e pelo exame de toque retal. Como a próstata fica logo na frente do reto, o exame permite que o médico sinta se há nódulos ou tecido endurecido, indicativos da existência de câncer. Vale a pena lembrar que esses exames não tem 100% de precisão e que a realização de novos testes vai depender de vários fatores, entre eles a idade e o estado geral de saúde. A recomendação padrão é que homens saudáveis façam exames anuais de PSA e toque retal a partir dos 50 anos. Homens com risco maior (aqueles que têm parentes que tiveram câncer de próstata jovens) devem começar os exames mais cedo, aos 45 anos. .
A taxa de mortalidade da doença está em queda, em parte porque está sendo diagnosticada precocemente, então homens deixem de preconceito e cuidem da sua SAÚDE! 💙