Prefeitura informa a programação da Festa Anual da Árvore.

Várias ações serão desenvolvidas através de parcerias entre as secretarias municipais. A programação termina no dia 31, sexta-feira.

O objetivo da comemoração da Festa Anual da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, sendo nestas que se realiza a fotossíntese – produção de oxigênio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Programação da Festa Anual da Árvore em Cruz

Realização: Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio
Parcerias: Escolas Públicas Municipais de Cruz e Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA

De 20 à 31 de Março de 2017

Cronograma das atividades

Ação: Lançamento do Prêmio Educador Sustentável
Data: 24 de Março de 2017
Local: Biblioteca Pública Municipal
Público: Gestores das Escolas Públicas Municipais e Professores inscrito
Responsáveis pela execução: Coordenação da Educação Ambiental – Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio

Ação: Concurso de Produção Textual e Cartazes: “Quem planta Árvores, colhe chuvas”
Data: Lançamento: 21 de Março de 2017 | Divulgação dos trabalhos: 31 de Março de 2017
Horário: Nas aulas de Língua Portuguesa, Educação Religiosa, Arte e Educação das Escolas
Local:Escolas Públicas Municipais
Público:Alunos das Escolas Públicas Municipais.
Responsáveis pela execução: Professores de Língua Portuguesa, Educação Religiosa, Arte e Educação das Escolas.

Ação: Campanha: “PELA VIDA, PELO VERDE” (Distribuição de mudas nativas durante a programação para os recém – nascidos de alta no Hospital Municipal)
Data:Durante a programação de 20 à 31 de Março
Horário: Manhã, tarde e noite
Local: Hospital Municipal Dona Maria Muniz
Público:Recém – nascidos durante a Festa Anual das Árvores.
Responsáveis pela execução:Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio e SEMA.

Ação: As Árvores da Minha Localidade: (Pesquisas sobre as plantas que deram origem aos nomes das localidades do município de Cruz)
Data: Durante a programação de 20 à 31 de março de 2017.
Horário: Nas aulas de Ciências e de História, Geografia, das Escolas públicas municipais.
Local: Escolas públicas municipais que estão inseridas nas localidades que recebem o nome de plantas
Público: Alunos das escolas públicas municipais
Responsáveis pela execução: Alunos e professores das disciplinas de Ciências e de História das escolas públicas municipais.

Ação:Arborização das Escolas (Distribuição e plantio de mudas nativas nas escolas que não são arborizadas)
Data: Durante a programação de 20 à 31 de março de 2017
Horário: No horário das aulas de Ensino Religioso e de Ciências das escolas públicas municipais
Local: Escolas públicas municipais que necessitam de arborização
Público: Escolas do Município de Cruz
Responsáveis pela execução: Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Indútria e Comércio e  COM–VIDA das Escolas

Ação:

• Cine Ambiental: Tela Verde
  • Abertura: Circo na Arvore com a participação dos grupos de dança (Blackout e S.W.A.T)
  •  Exibição dos vídeos produzidos pelos alunos sobre as pesquisas e amostras das plantas das localidades do município de Cruz.
  • Resultado do Concurso da melhor produção textual e cartaz das escolas sobre a temática da Festa Anual das Árvores.
  • Distribuição de mudas nativas.

Data: 31 de Março de 2017 (Sexta – Feira)
Horário: Às 16h
Local: Praça Geraldo Pinto, Centro de Cruz (Próximo ao Trevo São Francisco e do FarolTur)
Público: Escolas e convidados, SEMA.
Responsáveis pela execução: Secretarias municipais de Secretaria do Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, Secretaria de Educação e Cultura e Escolas Públicas.