por

Programa Amigo do Peito realiza exames em Cruz

Durante os dias 25 e 26 de setembro serão realizados 160 atendimentos, através de uma unidade móvel estacionada ao lado da Praça Afonso Fontes.

Facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia para prevenir o câncer de mama. É com esse pensamento que a Prefeitura de Cruz, através da Secretaria de Saúde, está realizando o Programa Amigo do Peito, uma unidade móvel destinada a realizar exames de mamografia com alta tecnologia. Durante os dias 25 e 26 de setembro serão realizados 80 exames por dia (40 pela manhã e 40 a tarde) totalizando 160 atendimentos. O veículo, equipado com equipamento de mamografia digital está estacionado ao lado da Praça Afonso Fontes. As mamografias foram agendadas pela Secretaria  e são direcionadas às mulheres de 50 a 59 anos.

A mulher atendida pelo Programa e que apresente imagens sugestivas de câncer de mama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.

O Programa é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério da Saúde, que visa prevenir a doença, através de diagnósticos rápidos e de qualidade, assim como diminuir gastos de deslocamento das mulheres.