Biblioteca homenageia o poeta Patativa do Assaré

A Biblioteca Pública Municipal comemorou, nessa segunda-feira, dia 05 de março, o aniversário de nascimento de Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares do Brasil.

A recepção aos convidados aconteceu com uma tocata da Banda Municipal Pe. Valderi com um repertório especial que incluía a música “A Triste Partida”, uma toada criada por Patativa e imortalizada por Luiz Gonzaga, numa gravação em 1964.

Durante o evento aconteceu a apresentação do violeiro João Abraão que, na ocasião, foi homenageado e recebeu troféu pelo 33º Festival de Viola de Cruz. Na mesma noite, os senhores Valci Costa e João Marques de Freitas também receberam homenagens. A cerimônia contou com a participação do vice-prefeito Glaydston Muniz, da coordenadora de Cultura Socorro Rocha, dos secretários municipais Raimundo Mota (Educação), Eva Muniz (Administração), Evaldo Vasconcelos (Saúde) e do Chefe de Gabinete Waldery Muniz.

Encerrando a programação da noite, foi feita a entrega de livros doados à Biblioteca pelo senhor José Orestes, pela senhora Maria Inês de Freitas e pela Dra. Claúdia Adrienne Sampaio de Oliveira.

Patativa do Assaré

Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo) de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina.

“A triste partida” foi lançada originalmente em folheto de cordel com o título “Pau de arara do Norte”, anos 1950. O folheto grafou na época Assaré como Açaré.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.