Encontro do GEAC 2018 é realizado em Cruz

Visando a importância da gestão ambiental para o desenvolvimento dos municípios, foi realizado o I Seminário Regional de Gestão Compartilhada para os Governos Locais – GEAC 2018. O tema escolhido foi o Fortalecimento da gestão ambiental. O encontro aconteceu nessa terça-feira, 20 de fevereiro de 2018, na Câmara Municipal de Cruz e contou a participação do prefeito de Cruz, Jonas Muniz e dos secretários de Meio Ambiente Marcelo Brandão e Artur Bruno, municipal e estadual, respectivamente.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Cruz: Eva Muniz (Administração), Hemerson Brandão (Esporte), Raimundão (Agricultura) além do presidente da Câmara Municipal, Erlandson Muniz e vereadores, da Promotora de Justiça Cibele Nunes Carvalho e representantes da SEMACE, IBAMA e AGACE.

O evento tem o objetivo de orientar e preparar os gestores e técnicos municipais, quanto as etapas dos processos dos seguintes programas: Índice de Qualidade Municipal de Meio Ambiente (IQM), Programa Selo Município Verde e a Certificação Praia Limpa.

O secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, em sua fala, ao explicar a importância do evento, destacou que: “depois da água o maior problema ambiental do Ceará é o lixo, afirmando que a saída é a coleta seletiva, que pode criar bons hábitos na população através da educação ambiental e ainda pode gerar renda”.

Além de Cruz, sede do encontro, 12 municípios foram convidados: Acaraú, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca.