Prefeitura de Cruz implanta novo piso salarial dos ACS e ACE

O anúncio foi feito após a aprovação na Câmara de Vereadores, durante a primeira sessão realizada nessa sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019.

A Prefeitura Municipal de Cruz implantou o novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), em concordância com a lei federal 13.708/2018. O anúncio foi feito após a aprovação na Câmara de Vereadores, durante a primeira sessão, realizada nessa sexta-feira, 08 de fevereiro de 2019.

O Projeto de Lei, enviado à Câmara de Vereadores, foi uma orientação do secretário Evaldo Vasconcelos, que ao receber a sinalização do Ministério da Saúde, agiu rapidamente junto ao prefeito Jonas Muniz, visando oficializar o reajuste salarial das duas classes. Com a aprovação da Lei Municipal, o piso salarial passará de R$ 1.014,00 para R$ 1.250,00, isso fora os adicionais de 30% de insalubridade de cada categoria e já estará disponível na competência de Janeiro de 2019.

O secretário Evaldo salientou que a transferência desses recursos são realizadas pelo Ministério através de portarias.  “Citando os Agentes Comunitários de Saúde, nós recebemos os piso por cada servidor em atuação. Já os Agentes de Combate às Endemias, por portaria do Ministério, Cruz só tem direito a 05 (cinco) agentes de endemias”, frisou o Secretário.  A gestão atual mantém 26 ACEs trabalhando.  21 desses, totalmente custeados com recursos próprios do Município.